sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Respiração



Respiração

Assim começa o primeiro post do nosso mundo, alguns dos membros sugeriram que fosse um espaço de partilha. Como tal o primeiro tema é algo que até pode parecer estranho mas que influência bastante os principiantes.

Falemos então da respiração, que é algo que apesar de natural e fácil de executar nem sempre é bem assim durante um treino ou corrida.
Vou falar-vos da minha experiência. Quando me iniciei nas corridas andei a ler sobre o tema, principalmente para perceber como e por onde devemos respirar. Do que li indicam que devemos inspirar pelo nariz e expirar pela boca, a razão principal é usarmos o nariz como "filtro" das impurezas do ar. Claro que o ser humano é estranho e como tal a mim dá-me muito mais jeito respirar pela boca, talvez pela sensação de conseguir inspirar mais ar!!! Quanto à expiração sou certinho, sai tudo pela boca :).

Passando ao próximo passo, técnicas de inspiração e expiração:
Não estou louco... convém abordar o tema, pois o importante é inspirar o máximo possível e expirar o máximo possível, de modo a regenerar a máxima quantidade de ar, caso contrário os pulmões vão ficando com CO2 acumulado e isso não é bom. O meu truque é fazer tudo em dose dupla, inspiro duas vezes e depois expiro duas vezes, na realidade não ao início é estranho mas depois torna-se natural, a primeira inspiração é a normal e a segunda é para sentir as maminhas a crescer. Ao expirar faço igual, o que torna o segundo movimento sempre um pouco forçado.

Cadência:
Volto a frisar que apenas me refiro à minha experiência, vale o que vale, mas dou por mim a analisar os que vão correndo ao meu lado e por vezes passo por pessoas que inspiram e expiram mais depressa que a própria sombra!!! Eu pelo contrário respiro na minha sequência dupla e com uma cadência bem tranquila, e com "pausa" entre a inspiração e a expiração, um pouco como se fosse a apreciar o silêncio (já que respirar faz barulhoooo). As pausas entre fases só se tornam menores quando estou nos picos, quer seja nas séries (tema que teremos de abordar em breve) ou no sprint final para chegar à meta antes do tempo X.

Depois de isto tudo dito, é muito importante que nunca se esqueçam de respirar bem, pois caso contrário o corpo vai dar logo sinais, um deles a famosa dor de burro!!!!

Sugestão, façam uns treinos em que o foco principal seja a respiração, com o decorrer do tempo vão ver que se torna natural. Acima de tudo é importante que as coisas pequenas não sejam responsáveis por grandes contratempos!

Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário